Imagine a oportunidade de participar de um projeto que irá impactar a vida de mais de 160 mil pessoas nos próximos 20 anos?  Foi assim, com esse imenso desafio, que a SOUL+FTR recebeu em 2013 a responsabilidade, e oportunidade, de criar a marca Arboville. Uma nova centralidade no coração do Vale do Paraíba que, muito mais do que um empreendimento imobiliário, trazia em seu DNA novos conceitos de arquitetura e urbanismo, desenvolvimento econômico e, sobretudo, integração com a sociedade e a região metropolitana onde seria estabelecida. Respiramos fundo e entramos com tudo em uma imersão sem igual no projeto que, ao logo dos últimos anos, vem se desdobrando em novos produtos, novas campanhas e grandes ideias
Na primeira fase do projeto a agência focou em elaborar uma metodologia capaz de sintetizar todos os conceitos do empreendimento em um nome.  Como todo nome, ele precisa ser forte, atemporal e dinâmico, precisa ser único e passível de todas as proteções possíveis dentro das leis de mercado. Mas, precisava ser muito mais do que isso, afinal, não eram apenas um ou dois prédios de vários andares, três ou quatro loteamentos, e sim um novo conceito de urbanização. Dividindo o processo de naming em três etapas – criação, estudo de viabilidade e possibilidades de implementação – alguns meses e várias listas de nomes depois, juntamente com o departamento de marketing da Terra Simão, Arboville foi o nome escolhido.

Arboville é uma derivação direta da palavra “arbor” – do latim árvore – e “ville”, cidade. Portanto, literalmente, “A cidade das Árvores”. Além das associações óbvias como meio ambiente, bem estar e qualidade de vida, o nome cria uma relação de semelhança e reconhecimento com outros empreendimentos de sucesso, que eram referência comercial para todo o planejamento.
Arboville, passa a partir desse momento, a se tornar referência em uma nova maneira de se “ver as cidades”. E, com isso, inaugura uma nova fase na criação da agência, a elaboração de uma estratégia visual para a nova localidade. Iniciando o processo de desenvolvimento da identidade visual, a SOUL+FTR elaborou dezenas de painéis semânticos que trabalhavam sobre os conceitos de cidades sustentáveis, empreendimentos urbanísticos, integração cidade e sociedade, características regionais e outros. Longos brainstorms e algumas reuniões depois, o nome agora tinha também uma identidade e estava pronto para ser apresentado ao público.
Mobilizando uma ampla gama de parceiros, em 2017, Arboville foi lançado para potenciais investidores e formadores de opinião do Vale do Paraíba. O evento foi realizado no EducaMais Jacareí, teatro e centro cultural, com arquitetura de Ruy Ohtake, um marco arquitetônico regional que compartilha dos mesmos preceitos de Arboville. No evento, além de palestras sobre economia e investimento com o consagrado autor Ricardo Amorim, foi apresentado todo o masterplan da nova centralidade, suas principais pretensões e vocações para o futuro.
Na mesma data a SOUL+FTR teve o prazer de liberar para o público geral o filme de Arboville, uma produção encarada pela equipe da agência como um curta documental e um tratado para o futuro das cidades no Vale do Paraíba.
Como estratégia de sustentação a agência também foi responsável pela elaboração de uma publicação dirigida que conta não somente detalhes sobre o projeto, mas torna público depoimentos e intenções dos principais envolvidos no empreendimento, demonstrando todo o engajamento necessário para o projeto de novas maneiras de se viver no Vale. A revista Arboville também foi desdobrada em um site, respeitando as necessidades de um veículo de divulgação online. Assim como todo o projeto, é uma publicação única que resume todo o processo de criação, planejamento e ativação da nova marca.
Back to Top